MAIS DE 700 IMIGRANTES CHEGARAM À ILHA DE LAMPEDUSA
17/08/2007
Mais de 700 imigrantes chegaram a Lampedusa, a ilha mais ao sul da Itália, nas últimas 48 horas, depois que hoje foi registrado o desembarque de 223 pessoas.
Durante esta jornada, foram interceptadas e conduzidas a Lampedusa, no sul da Sicília, cinco embarcações com um total de 223 imigrantes a bordo, entre eles algumas mulheres e crianças. Estas pessoas se juntam aos quase 500 imigrantes que chegaram ontem em várias embarcações no litoral da pequena ilha italiana.
A situação nos centros de amparo temporário de Lampedusa e Crotone, na região da Calábria (sul), volta a gerar preocupação, já que chegam à beira do colapso após as maciças chegadas dos últimos dias.
Segundo dados apresentados recentemente pelo Ministério italiano do Interior, nos sete primeiros meses do ano tinham desembarcado na Itália 8.260 imigrantes, o que representa 30% a menos que no mesmo período do ano passado.
Nas últimas semanas aconteceram alguns naufrágios que deixaram dezenas de mortos, a maioria africanos que partem do litoral da Líbia. A última tragédia aconteceu no dia 14 de agosto, a cerca de 55 milhas de Lampedusa, quando 14 pessoas morreram após acidente com uma embarcação.