CRIAÇÃO DE "PIZZA ANTI-RUGAS" SUSCITA POLÊMICA NA ITÁLIA
13/08/2007
Um nutricionista e um cozinheiro criaram no sul da Itália uma "pizza anti-rugas" que foi saboreada pelo Papa, mas que foi considerada um "sacrilégio" gastronômico pelos puristas, informou nesta segunda-feira o jornal La Stampa.
A nova pizza, batizada como "Primula", é preparada com farinha integral e legumes crus, que contém três vezes mais fibras alimentares que uma pizza clássica e muito mais magnésio e ferro, informaram seus criadores.
Os inventores são o nutricionista e bioquímico da Universidade de Nápoles (sul da Itália) Eugenio Luigi Iorio e o cozinheiro Cosimo Mogavero, que a apresentam a título experimental em um de seus restaurantes, chamado "La fabbrica dei sapori", na cidade de Battipaglia, província de Salerno (sul da Itália).
Os criadores asseguram que os oito legumes e condimentos que a compõem contam com virtudes antioxidantes contra o envelhecimento como tomate, alho, abobrinha, champignons, cenouras, espinafre e manjericão.
A nova pizza foi ao que parece saboreada pelo papa Bento XVI, de 80 anos de idade, em uma demonstração realizada por Iorio e Mogavero durante uma festa da guarda do Vaticano.
A degustação pontifícia não conteve a hostilidade dos mais ortodoxos.
Para a "Associação da Verdadeira Pizza Napolitana", trata-se do "último sacrilégio" contra séculos de tradição culinária, já que a farinha integral impede que a massa cresça ao ser aquecida e que forme a borda característica da pizza napolitana.
Esta associação se opôs de forma veemente anteriormente à comercialização de pizzas em porções, um costume muito comum em toda a península.