Paixao Italiana
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Paixao Italiana

Paixao Italiana
 
InícioGaleriaProcurarÚltimas imagensRegistrarEntrar

 

 POMBOS ESTÃO DESTRUINDO MONUMENTOS HISTÓRICOS DE VENEZA

Ir para baixo 
AutorMensagem
RoMaNo
Fanáticos
RoMaNo


Mensagens : 223
Data de inscrição : 30/07/2007

POMBOS ESTÃO DESTRUINDO MONUMENTOS HISTÓRICOS DE VENEZA Empty
MensagemAssunto: POMBOS ESTÃO DESTRUINDO MONUMENTOS HISTÓRICOS DE VENEZA   POMBOS ESTÃO DESTRUINDO MONUMENTOS HISTÓRICOS DE VENEZA Icon_minitimeSáb Ago 11, 2007 7:59 pm

Notícias da Itália

POMBOS ESTÃO DESTRUINDO MONUMENTOS HISTÓRICOS DE VENEZA

05/08/2007

Os monumentos históricos e os palácios de Veneza são diariamente "agredidos" à bicada por uma verdadeira "invasão" de pombos na cidade dos canais, de acordo com uma denúncia da Superintendência Arqueológica, publicada num jornal local.

Os pombos não apenas sujam e destroem os monumentos com os seus excrementos corrosivos, mas também devastam a golpes de bicada as preciosas estátuas e baixos-relevos da cidade.

A situação é ainda mais grave na famosíssima Praça de São Marcos, onde se encontram alguns dos mais importantes monumentos da cidade, como a Basílica, o Palácio Ducal ou a Biblioteca Marciana, e onde se concentram dezenas de milhares de pombos.

O jornal "Nova Veneza" explica hoje que a Superintendência Arqueológica da cidade, observando algumas fotografias das restaurações que estão a ser efectuadas na fachada do Palácio Real, deu-se conta de que certos baixos-relevos estão em alguns sítios completamente destruídos por bicadas dos pombos.

Todas as estátuas estudadas apresentam lesões sempre nos mesmos pontos, o nariz e os ombros das figuras, que é onde os pombos se agarram ou afiam os bicos, bem como em outras zonas onde crescem musgo e pequenos limos, de que se alimentam.

Face à destruição operada por estes pássaros com os seus bicos e garras, o responsável da conservação da Basílica de San Marco, Ettore Vio, escreveu à Superintendência Arqueológica da cidade para pedir que tome medidas urgentes para pôr termo à maciça presença de pombos, pelo menos, no centro histórico.

Segundo o jornal, as autoridades acreditam que a principal medida será afastar da Praça de São Marcos os vendedores de milho, que atraem à zona todos os pombos da cidade.

Cada pequeno saco de milho custa um euro e garante refeição diária a uma dezena de pombos, que acorrem maciçamente ao local certos de que receberão comida oferecida por muitos dos 25 milhões de turistas que visitam a cidade por ano.

Giuseppe Bortolussi, conselheiro da Câmara Municipal de Veneza, confirmou ao jornal veneziano que "a urgência está a aumentar", pelo que em Setembro será celebrada uma reunião com a responsável da Superintendência Arqueológica, Renata Codello, para "procurar soluções para o problema".
Ir para o topo Ir para baixo
https://paixaoitaliana.forumeiros.com
 
POMBOS ESTÃO DESTRUINDO MONUMENTOS HISTÓRICOS DE VENEZA
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» FESTIVAL DE CINEMA DE VENEZA COMEMORA 75 ANOS

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Paixao Italiana :: Geral :: Notícias-
Ir para: